Atividade Internacional

Em parceria com a Universidade do Minho (Portugal), LaPCom debate o presente e o futuro da Comunicação Pública 

 

 

Como tem se configurado a atuação dos Serviços Públicos de Média no contemporâneo ecossistema mediático sociodigital, marcado por fenômenos como a plataformização, uso de ferramentas de inteligência artificial e a lógica dos algoritmos? Qual tem sido a perspectiva de inovação adotada pelos médios públicos brasileiros e portugueses e quais as questões éticas devem ser consideradas no processo de integração de emissoras públicas ao ambiente mediático sociodigital? Em que estágio se encontra o atual cenário normativo/regulatório dos Serviços Públicos de Média no Brasil e em Portugal e como a perspectiva do Digital Services Act é percebida nesses dois contextos? De que modo os médios públicos têm contribuído/podem contribuir no combate a fenômenos como a desinformação, a disseminação das fake news e de discursos de ódio e, sobretudo, no fortalecimento da Democracia? Como os médios públicos buscam fomentar a participação social em suas gestões e como a questão da independência editorial e da representatividade de grupos sociais historicamente marginalizados tem sido trabalhada pelas emissoras públicas? De que maneira as emissoras públicas de rádio e televisão têm sido financiadas e como elas estão a buscar o diálogo entre si e com outros atores públicos, como as Universidades?

 

Todas estas questões, em alguma medida, elucidam que os Serviços Públicos de Média, tanto no Brasil quanto em Portugal, convivem - e resistem - em um moderno ecossistema de comunicação e da informação digital e são impactados por toda lógica econômica e comercial por trás desta realidade. Notadamente, muito além de proporcionar a propagação e circulação de conteúdos em ambientes sociodigitais e de estabelecer novas formas de produção, distribuição e de consumo, as plataformas se configuram como território complexo, com oportunidades mas também com desafios capazes de enviesar práticas editoriais e a produção de conteúdo de interesse público, de modo a tensionar o essencial caráter universal, diverso, plural e independente dos médios públicos, especialmente das emissoras de rádio e da televisão deste segmento da Comunicação Social.

 

 

Debater sobre tais questões a partir de uma perspectiva luso-brasileira é o principal objetivo do Ciclo de Debates - O Presente e Futuro da Comunicação Pública, promovido pelo Programa de Pós-graduação da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (Brasil) e pelo Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho (Portugal).

O Ciclo de Debates reúne professores(as), pesquisadores(as)/investigadores(as), gestores(as) e outros(as) profissionais especialistas sobre os temas propostos, durante o meses de abril e maio de 2023, com um encontro virtual síncrono semanal, às terças-feiras, das 15h às 17h00 (horário de Brasília) / 18h às 20h00 (horário de Lisboa). 

 

Para matrícula de Alunos(as) Especiais, as inscrições poderão ser realizadas a partir das 8h de 28/03/2023 até às 23h59 de 29/03/2023, basta acessar o Edital do PPG-FAC, disponível em: http://ppgcom.fac.unb.br/wp-content/uploads/2023/03/SEI_UnB-9400368-Edital.pdf. Para estudantes regulares do PPG-FAC, no SIGAA UnB, o Ciclo de Debates consta como a disciplina "Tópicos Especiais em Comunicação 6". 

 

 

 

A organização geral do “Ciclo de Debates - O presente e o futuro da Comunicação Pública" é do Think tank Communitas (CECS/UMinho-Portugal), POLObs - Observatório de Políticas de Ciência, Comunicação e Cultura (CECS/UMinho-Portugal), LaPCom - Laboratório de Políticas de Comunicação (PPG-FAC/UnB/CNPq-Brasil) e do Observatório da Radiodifusão Pública na América Latina (PPG-FAC/UnB/CNPq-Brasil). A iniciativa conta ainda com a participação da Cátedra "Comunicación Pública para la Justicia Social, los Derechos Humanos y el Desarrollo Territorial" (www.comunic.ar) e apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal - FAPDF.

 

Atuam na comissão científica/organização-geral deste Ciclo de Debates: Elton Bruno Pinheiro (UnB-Brasil/UMinho-Portugal), Fernando Oliveira Paulino (UnB/Brasil), Luís António Santos (UMinho/Portugal) e Madalena Oliveira (UMinho/Portugal).

 

Confira aqui a programação completa.